terça-feira, 3 de agosto de 2010

























Mapa político da Europa.

O continente europeu é um dos menores continentes, superando somente a Oceania, diante disso, ocupa uma área territorial de 10.530.751 quilômetros quadrados que corresponde a 7% das terras emersas doplaneta, esse continente possui uma particularidade, está fisicamente ligado à Ásia, juntos são conhecidos como Eurásia.

Outros definem a Europa não como um continente mais sim como uma imensa península, devido o seu litoral recortado. A Europa está localizada no oeste da eurásia, seu território permanece quase em sua totalidade no oriente, acima do paralelo do Equador, ou seja, no hemisfério norte. O território desse continente se limita ao Oceano Glacial ao norte, com os mares Mediterrâneo e Negro ao sul, Oceano Atlântico a oeste e com os Montes Urais, o Rio Ural e o Mar Cáspio no leste.

No continente europeu existem muitos países, dentre esses o de maior território é a Rússia, com 40% da área total, o restante abriga 40 países, na maioria pequenos. Apesar de muitos países europeus possuírem territórios relativamente restritos, tornaram-se verdadeiras potências políticas e econômicas mundiais, tais como Reino Unido, Alemanha, França e Itália, que fazem parte do G-8 (grupo dos países mais ricos domundo).

Quanto às características físicas ou naturais, a Europa apresenta uma série de particularidades, diante disso apresentamos os principais aspectos do relevo, hidrografia, clima e vegetação.

Relevo

O relevo europeu é constituído basicamente por duas unidades de relevo que são as planícies e os maciços antigos, ocupando especialmente o centro e o norte do continente. Existem também os dobramentos modernos que são compostos por áreas montanhosas, provenientes do pouco tempo de processo erosivo, portanto sofreu pouco desgaste, essa característica é comum desde o sul até a Península Ibérica.

Dentre os dobramentos modernos e de relevo mais elevado os principais são: os Pireneus, ocupa uma área de 450 quilômetros entre os limites territoriais da França com a Espanha, em alguns pontos as altitudes podem atingir 3.000 metros. Os Alpes, ocorre em uma extensão de 1.100 quilômetros e atravessa o território da França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria; e o ponto mais elevado é o Monte Branco com 4.807 metros. Os Apeninos se encontram na Itália e percorrem o território de norte a sul, em pelo menos 1.500 quilômetros, essa região abriga vulcões sendo que alguns são ativos. Cárpatos ocorre nas terras da Eslováquia, Polônia, Ucrânia e Romênia e o Cáucaso está situado entre o Mar Negro e o Mar Cáspio nos territórios da Rússia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.

Hidrografia

Devido à composição climática existente na Europa os rios presentes no continente são relativamente pequenos quanto a seu curso e volume, apesar das limitações, esses mananciais foram sempre muito importantes para as atividades desenvolvidas na região, especialmente por se tratar de rios navegáveis. Nesse sentido, os rios principais do continente europeu são: rio Reno (1.300 km de extensão) que nasce nos Alpes; Sena (770 km de extensão), sua nascente está localizada ao sudeste de Paris; Ródano (800 km de extensão), nascente nos Alpes suíços; Volga (3.531 km de extensão), nasce a noroeste de Moscou e Danúbio (mais de 2.800 km de extensão), nasce nos Alpes alemães.

Clima

A Europa está localizada na zona temperada da Terra, dessa forma, apresenta climas de temperaturas mais amenas, dentre as particularidades de cada região podem ser identificados diversos tipos de climas, sendo que os principais são:

Clima de montanha: ocorre especialmente em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus, nessas áreas as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, essas se desenvolvem de forma mansa e rápida, os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.

Temperado oceânico: é formado por um elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.

Temperado continental: ocorre no centro e leste da Europa, as chuvas desenvolvem com menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.

Subpolar: predomina em áreas próximas à região ártica, é constituída por duas estações bem definidas, sendo que o inverno é extremamente rigoroso e longo, com temperaturas que atingem -50ºC e verão com período bastante restrito, com temperaturas que variam entre 16ºC e 21°C.
Mediterrâneo: esse tipo de clima é típico do sul da Europa com verões quentes e invernos mais amenos em relação a outras regiões do continente, nesse há duas estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.

Vegetação

A composição vegetativa da Europa é variada devido os diferentes solos e climas, desse modo, podem ser identificados diversos tipos de vegetações, dentre elas estão:

Tundra: essa cobertura vegetal é comum em regiões de clima subpolar, vegetação constituída por musgos, gramíneas, arbustos e liquens, flora proveniente da junção de fungos e algas.

Floresta coníferas: composição vegetativa constituída por pinheiros em áreas do sul.

Floresta temperada: é composta por pinheiros, além de árvores como a faia e o carvalho, esses vegetais têm característica de perder as folhas no inverno, conhecidos por floresta caducifólia.

Estepes: vegetação composta por herbáceas ou gramíneas provenientes dos solos férteis.

Vegetação mediterrânea: é composta por xerófilas, plantas típicas de regiões secas, tais como maquis e garrigues.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


Vegetação da Europa


Europa: Vegetação

A paisagem vegetal européia de hoje representa uma parcela muito pequena do que foi essa cobertura vegetal no passado. A diminuição sensível do espaço ocupado pela vegetação natural está relacionada a um grande número de fatores, principalmente aos de ordem econômica.

A antigüidade da ocupação humana no continente, o intenso aproveitamento econômico que essas populações sempre fizeram e fazem ainda hoje da vegetação nativa, a elevada densidade demográfica continental, a urbanização e o uso intensivo do espaço rural para a produção agropecuária foram fatores que levaram ao processo de devastação da vegetação original.

O que restou dessa paisagem aparece hoje distribuído em cinco formações distintas, em função das diferentes condições de solo e dos vários tipos de clima no interior do continente.

A vegetação européia é o reflexo das condições climáticas e dos tipos de solo. Destacam-se, do norte para o sul, as seguintes paisagens vegetais:

Observação: clique nas imagens
para ver em tamanho grande.

Tundra: paisagem típica de regiões em que predomina o clima polar ou ártico. O desenvolvimento vegetal ocorre durante o curto verão, uma vez que no inverno os solos estão congelados, sendo marcado pela presença de musgos, liquens, gramíneas e arbustos. Os liquens, plantas resultantes da associação de fungos e algas, dominam a paisagem, chegando a cobris até as rochas presentes na região;

Floresta boreal: ao sul da tundra, é caracterizada pelo domínio das coníferas (pinheiros). As coníferas apresentam folhas duras e aciculares (em forma de agulha), cujas funções são impedir a acumulação da neve nas copas das árvores e reduzir a superfície de evaporação, pois as chuvas são raras na região;

Floresta temperada: ao sul da floresta boreal, é mais diversificada do que essa, pois, além de pinheiros, observa-se a presença de árvores como a faia e o carvalho. As espécies dessa floresta apresentam folhas caducas, isto é, que caem durante o outono;

Estepes: campos que marcam a paisagem ao sul da floresta temperada, caracterizam-se pelo domínio de herbáceas (ervas) ou gramíneas e pela ocorrência de solos mais férteis que os das florestas. Tais condições de solo explicam-se pelo ciclo de vida muito curto das ervas, o que implica grande acumulação de restos vegetais e, conseqüentemente, de húmus, material originário da decomposição vegetal no solo. Alguns dos solos das estepes estão entre os mais férteis do mundo, como as terras negras da Ucrânia, um dos principais produtores de cereais da Europa;

Vegetação mediterrânea: ao sul do continente, caracterizada pela presença de xerófilas, vegetais adaptados a ambientes secos, como os maquis e os garrigues.



Bibliografia: Geografia dos Continentes: Europa
Helio Carlos Garcia e Tito Marcio Garavello – Editora Scipione


Europa: clima e vegetação!

Atenção pessoal...como vimos há uma correspondência direta entre clima e vegetação. Confira como esses aspectos se relacionam:

TIPOS DE CLIMA E VEGETAÇÃO
Europa Setentrional
Inclui partes da Noruega, Suécia, Finlândia e norte da Rússia. Possui clima polar e vegetação de tundra.
Europa Ocidental e parte da Central
Possui clima temperado oceânico e florestas de folhas caducas (quase totalmente destruídas). O clima temperado oceânico possui chuvas abundantes e freqüentes. Caracteriza-se por verões não muito quentes e invernos não muito frios.
Europa Norte-Oriental
Inclui a Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, com clima temperado frio e floresta boreal de coníferas.
Centro Sul da Europa
Inclui Rússia, Ucrânia, Hungria e Espanha, com clima temperado continental (seco) e vegetação de estepes. O clima temperado continental apresenta verões rigorosos e secos e invernos rigorosos com grandes nevadas.
Europa Mediterrânea
Clima mediterrâneo e vegetação de maquis e garrigue (formações muito pobres, semi-destruídas pela ação do homem). O clima mediterrâneo caracteriza-se por verões quentes e secos e invernos pouco frios com chuvas.

Caracterização dos tipos de vegetação / domínios morfoclimáticos


Tundra: A tundra é uma vegetação constituída por musgos e líquens, basicamente. Ela é localizada na região do Círculo Polar Norte, entre a Taiga e o Pólo Norte. É também encontrada em grandes altitudes, no alto de grandes montanhas. A vegetação só aparece durante o curto verão, sendo a maior parte do tempo coberta de neve.




Floresta temperada: também chamada de decídua ou caduca. Há vários tipos de florestas temperadas, mas as árvores de folha caduca são predominantes, embora apresentem também árvores de folha persistente. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas.






Floresta boreal de coníferas: também chamada de taiga. A vegetação da taiga apresenta uma boa adaptação ao clima extremamente frio dessas regiões. Espécies como as coníferas e pinheiros possuem suas folhas com superfícies pequenas para reduzir o processo de evapotranspiração uma vez que a água é escassa, pois a que está presente no solo está congelada. O formato cônico (pinheiros, por exemplo) das copas ajuda a evitar o acúmulo de neve. E as folhas são revestidas por uma espécie de resina que evita que as folhas congelem e facilita o retorno ao processo de fotossíntese logo que se inicia o verão.


Estepes: (do russo степь, step) é uma formação vegetal de planície sem árvores, composta basicamente por herbáceas ou gramímeas.




Vegetação mediterrânea: Essa vegetação é composta basicamente por três tamanhos, sendo um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo, na composição da fauna é possível encontrar veados, coelhos, aves e insetos. A vegetação Mediterrânea, no caso específico do sul da Europa, é constituída por xerófilas, plantas resistentes a longos períodos de estiagem como os maquis e os garrigues.


























Europa

CONTINENTE EUROPEU

A Europa é composta por 46 países independentes (41 continentais e 5 insulares) e mais 10 territórios. Abaixo, lista de países europeus, cada um com sua respectiva moeda (setembro de 2007).

  1. Albânia (leke novo)
  2. Alemanha (euro)
  3. Andorra (euro)
  4. Áustria (euro)
  5. Belarus (rublo bielo-russo)
  6. Bélgica (euro)
  7. Bósnia e Herzegóvina (marco)
  8. Bulgária (leão ou lev búlgaro)
  9. Croácia (marta croata ou kuna)
  10. Dinamarca (coroa dinamarquesa)
  11. Eslováquia (euro)
  12. Eslovênia (euro)
  13. Espanha (euro)
  14. Estônia (coroa estoniana)
  15. Federação Russa (rublo russo)
  16. Finlândia (euro)
  17. França (euro)
  18. Grécia (euro)
  19. Holanda (euro)
  20. Hungria (florim húngaro)
  1. Itália (euro)
  2. Letônia (lat ou lats letão)
  3. Liechtenstein (franco suíço?)
  4. Lituânia (litas lituana)
  5. Luxemburgo (euro)
  6. Macedônia (denar macedônio)
  7. Moldávia (leão moldávio)
  8. Mônaco (euro)
  9. Montenegro (euro)
  10. Noruega (coroa norueguesa)
  11. Polônia (dourado polonês ou złoty polaco)
  12. Portugal (euro)
  13. República Tcheca (coroa tcheca)
  14. Romênia (leão ou lev romeno)
  15. San Marino (euro)
  16. Sérvia (dinar servo)
  17. Suécia (coroa sueca)
  18. Suíça (franco suíço)
  19. Turquia (nova lira turca)
  20. Ucrânia (hryvna, “pescoço”?)
  21. Vaticano (euro)
  1. Chipre (libra cipriota)
  2. Irlanda (euro)
  3. Islândia (coroa islandesa)
  4. Malta (euro)
  5. Reino Unido (libra esterlina)

  1. Alderney (libra esterlina)
  2. Escócia (libra esterlina)
  3. Gibraltar (libra esterlina)
  4. Ilha do Homem (libra esterlina)
  5. Ilha Guernsey (libra esterlina)
  6. Ilha Jersey (libra esterlina)
  7. Ilhas Faroe (coroa faroesa)
  8. Ilhas Svalbard (coroa norueguesa)
  9. Irlanda do Norte (libra esterlina)
  10. País de Gales – Walles (libra esterlina)

Escolha com o seu “rato” os países da Europa na lista acima ou
passe o cursor sobre uma das cruzes no mapa abaixo e “viaje” através desse continente...

Kaliningrado (Federação Russa)TurquiaChipreGréciaFederação RussaPortugalEspanhaGibraltarMaltaItáliaVaticanoSan MarinoMônacoAndorraFrançaSuíçaLuxemburgoBélgicaPaíses Baixos (Holanda)DinamarcaNoruegaSuéciaFinlândiaEstôniaLetôniaLituâniaBelarusUcrâniaPolôniaAlemanhaRepública TchecaEslováquiaHungriaRomêniaMoldáviaBulgáriaMacedôniaAlbâniaSérvia / Montenegro (ex-Ioguslávia)Bósnia HerzegovinaCroáciaEslovêniaÁustriaIrlandaReino UnidoIslândiaIlhas FaroeIlha de ManGuernseyJerseyLiechtensteinGeórgia (Ásia)Armênia (Ásia)Azerbaijão (Ásia)Síria (Ásia)Líbano (Ásia)

Sistema monetário coroa

Diversas Nações trazem no nome de sua moeda corrente a palavra “coroa”, ou uma variação desse mesmo nome foi adotada pelos países como moeda local. Claro que cada uma em seu próprio idioma, entretanto todas derivam da mesma palavra em latim “corona”, cuja tradução é “coroa”.

Portanto, as palavras: “kroner” ou “krone” (utilizadas nos países escandinavos Dinamarca, Noruega e Suécia), “koruna” (Eslováquia e República Tcheca), “kroon” (Estônia), “kronur” ou “krona” (Islândia), todas significam coroa.

Península dos Balcãs ou Península Balcânica – este nome deriva de um grande maciço da Bulgária, os Montes Bálcãs, no nordeste dessa península. O mar estreito que fica entre as penínsulas (Itálica e Balcânica) é o Mar Adriático e o que banha o litoral leste da Península Balcânica (Bulgária e a Turquia) é o Mar Negro.

Atualmente, é composta pelos seguintes países: Albânia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Montenegro (“Pérola do Mar Adriático”), Kosovo, Macedônia (“Pérola dos Bálcãs”), Sérvia, Romênia (porção sul do país) e Turquia (parte europeia).



Federação prepara empresas para negociar com países europeus


Agência CNI

BELO HORIZONTE — O Programa de Aumento da Competitividade e de Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), tem por finalidade preparar e criar o ambiente ideal para que as empresas de moda realizem negócios com países da União Europeia. O programa Aumento da Competitividade também tem o apoio das federações de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

O programa é realizado em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), no âmbito do Programa Al-Invest IV da Comissão Europeia. O Al-Invest é um programa de cooperação econômica que apóia a internacionalização de pequenas e médias empresas na América Latina em parceria com seus parceiros europeus.

O projeto tem três fases. As duas primeiras ocorrerão em agosto e setembro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A terceira fase será realizada durante o evento de moda Minas Trend Preview em novembro de 2010, quando os participantes encontrarão compradores europeus.

A primeira fase do projeto será a capacitação das empresas, que conhecerão as particularidades do mercado europeu. Intitulado Fazendo negócios com a União Européia, o curso irá abordar, com apresentação de estudos de casos, oficinas e treinamento, questões como desenvolvimento das empresas para a criação de valor agregado aos produtos, marketing internacional e apoio comercial. Está previsto também treinamento individual das empresas para a organização das suas atividades visando à exportação.

A segunda fase será o workshop Adequando Produtos para o Mercado da União Européia. Nessa etapa do projeto as empresas terão contato com questões vitais para o comércio com os europeus como design, nichos de mercado, inovações e criação para o mercado europeu; informações fundamentais para a criação de diferenciais competitivos. Além disso, os participantes terão informações sobre etiquetagem no sistema europeu, embalagens e certificações necessárias, dentre outros assuntos.
Após a participação nas duas fases, a empresa participante terá a oportunidade de mostrar seu produto no Projeto Comprador Minas Trend Preview, na edição que ocorrerá de 3 a 6 de novembro próximo.

O consultor de negócios internacionais do CIN/MG, Leonardo Guedes Ávila, explica a relevância desta fase. “Um dos problemas apontados pelas empresas para a comercialização dos produtos no exterior é o custo das viagens e a falta de conhecimento no envio de amostras para o exterior. Nesta etapa, traremos potenciais compradores europeus ao evento e essa será a grande oportunidade do participante mostrar a força do seu produto”, disse.


EUA e Europa preparam primeira missão conjunta a Marte

O foco serão os gases que aparecem em quantidades vestigiais, como o metano, na atmosfera marciana

02 de agosto de 2010 | 14h 54
    estadao.com.br

    Ilustração do orbitador ExoMars, parte de uma série de missões conjuntas. Divulgação: ESA

    A Nasa e a Agência Espacial Europeia selecionaram os instrumentos científicos que viajarão a bordo da ExoMars, a primeira de três missões robóticas conjuntas das duas agências para o estudo do planeta vermelho.

    linkRochas de Marte podem ter fósseis de 4 bilhões de anos, dizem cientistas

    linkDestruição rápida de metano é má notícia para vida em Marte

    Com o nome completo de ExoMars Trace Gas Orbiter, a primeira sonda tem lançamento previsto para 2016 e estudará a composição química da atmosfera marciana com uma sensibilidade 1000 vezes superior á de missões anteriores.

    O foco serão os gases que aparecem em quantidades vestigiais, como o metano, que podem ter origem geológica ou biológica e indicar a existência de vida em Marte.

    Em órbita,a sonda será também um elo a mais na cadeia de comunicações para as missões com destino à superfície, previstas para começar em 2018.

    Os instrumentos selecionados são:

    Espectrômetro de Ocultação de Moléculas Traço da Atmosfera de Marte: um espectrômetro projetado para detectar concentrações muito baixas de moléculas na atmosfera.

    Espectrômetro de Alta Definição de Ocultação Solar e Nadir: um espectrômetro projetado para detectar componentes vestigiais da atmosfera e mapear suas posições na superfície.

    Sonda Climática: um radiômetro de infravermelho que produzirá boletins diários sobre poeira, vapor d'água e outros materiais, e ajudará a pôr os dados dos espectrômetros em contexto.

    Câmera Colorida Estéreo de Alta Resolução: uma câmera que produzirá imagens coloridas e em estéreo numa resolução de dois milhões de pixels a cada 8,5 km.

    Experimento Global Atmosférico de Imagem de Marte: uma câmera de ângulo amplo e múltiplos espectros.